sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ansiedade Social

Ansiedade Social

Descubra se você sobre desse transtorno

A maior parte das pessoas não sabe, mas a Ansiedade ou Fobia Social pode acontecer na adolescência e, se não tratada, pode ser carregada para a vida adulta. E virar adulto já é complicado o suficiente sem fobia nenhuma, né?
Então vamos ver direitinho como a doença funciona e mandá-la pra bem longe!Essa doença é como o medo, só que numa escala beeem maior, que chega a paralisar quem o sente, beirando o pânico. Algumas pessoas deixam de lado grandes oportunidades e até param de ir à escola, trabalhar, namorar e até mesmo sair com os amigos.
É normal que aconteçam alterações de humor, comportamentais, cognitivas e corporais, como transpiração excessiva, tontura, desconforto estomacal, vertigem e irregularidades intestinais.A professora e psicóloga Maria Cristina Dotto, do Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo diz que "é possível observar a partir do nono mês de vida o medo presente em crianças quando se refere a estranhos. Este medo desaparece naturalmente com o crescimento", se isso não acontece, pode ser que a doença esteja agindo.

Isolamento

O medo do ridículo e das críticas é um grande impacto da Fobia Social, fazendo você dar um jeitinho pra escapar de situações como trabalhos em grupo e atividades que o deixem exposto, como apresentações em frente à classe ou tirar as dúvidas sobre a matéria.
Quem tem a doença começa a ser visto como “estranho”, por causa de suas atitudes e dificuldade de socialização; o que prejudica a auto-estima, pois o adolescente se sente incapaz, incompetente e muitas vezes rejeitado por pessoas da mesma faixa etária."
Se for tratado no início do problema, podemos evitar grandes sofrimentos que muitas vezes são arrastados para fase adulta e até por toda a vida do paciente. Sofrer dessa fobia impede o indivíduo de vivenciar situações prazerosas e importantes da vida do ser humano como o contato com o outro, a aceitação social e a afirmação como indivíduo", finaliza Maria Cristina.

Na escola

Pesquisa feita com 116 adolescentes, sendo 49 meninos e 67 meninas, 8,1% e 7,4%, respectivamente, apresentaram Ansiedade Social. Essa ansiedade aparece, normalmente, no intervalo de 12 a 15 anos. Um dado importante é que 88,9% dos adolescentes com sintomas de Fobia Social, reprovaram pelo menos um ano na escola.

fonte: http://jovem.ig.com.br/igirl/noticia/2008/06/27/ansiedade_social_1397429.html

4 comentários:

Garotas de Vinte e Poucos disse...

eu sou ansiosa, mas quela mulher não é??
bjo
*Lala*

Anônimo disse...

Muito legal os post deste blog

Mariana Valente disse...

É, estou vendo que meu caso de ansiedade não é tão serio qto achava... a gente reclama de barriga cheia!!!

adorei o blog!
beijoks
:)

Anônimo disse...

muito interessante esse texto... adorei a tematica do blog, parabéns...